fbpx
0
Habilidades do século 21

Desde já, é imprescindível que a educação financeira para as crianças seja incluída na rotina escolar e de casa. Esse ensino auxilia na formação de indivíduos conscientes de suas finanças, o que ajuda no alcance mais rápido dos sonhos e objetivos. E, é possível ensinar os pequenos sobre o dinheiro com uma forma bem lúdica: contando histórias.

A Educação Financeira começa cedo. Pensando nisso, a MBA Kids selecionou alguns livros para você e seu filho se divertirem e aprenderem juntos. Ainda mais, separamos a lista por faixa etária. Assim, ficará mais fácil na hora de escolher a história da noite. Porém, lembramos que sempre é necessário avaliar o nível de leitura de cada criança. Não se esqueça disso, combinado?

Livros de Educação Financeira para Pequenos entre 4 e 6 anos

É nessa idade que os primeiros contatos com o mundo do conhecimento acontecem. Bem como, muitas crianças aprendem a ler neste período. Por isso, os livros separados contam com muitas ilustrações divertidas e texto mais reduzido. Além disso, a escrita é sempre em caixa alta para facilitar a leitura. Você verá que são histórias divertidíssimas com crianças e animais. Porém, apesar de ser uma leitura indicada para crianças, os pais devem sempre acompanhar e participar desse momento.

  1. “A Semente da Riqueza” Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo

Antes de mais nada, esse livro foi desenvolvido especialmente para as crianças menores. Ele é extremamente lúdico. Os autores desenvolvem as noções básicas da educação financeira de maneira muito simples. Além disso, as crianças também aprendem sobre a natureza e as relações interpessoais.

  • “O Pé de Meia Mágico” Álvaro Modernell

A partir da vida cotidiana de dois irmãos, o autor utiliza as oposições para ensinar sobre dinheiro para as crianças. A história apresenta as vantagens de economizar o dinheiro. Bem como, cuidar e valorizar brinquedos e roupas.

Ideias de Livros Para Crianças entre 7 e 9 anos

  • “Meu Primeiro Livro de Finanças Pessoais” Tatiane Laiser

Da mesma forma, para as crianças maiores e mais globalizadas, foi desenvolvido um e-book gratuito que ajuda no ensino da educação financeira. O enredo conta a história da menina Carol que está aprendendo a gerenciar sua mesada e apresenta aos pequenos o conceito de empréstimo.

  • “O Dinheiro: Aprenda a Cuidar do Seu Brincando” Cristina Von

Primeiramente, esse livro promete explicar às crianças a origem do dinheiro. Além disso, apresenta pela primeira vez os termos salário, imposto, orçamento e outras palavras-chave do mundo das finanças. Isso tudo de forma simples e fácil de assimilar. Ainda mais, conta com um material didático específico para os pais e educadores acompanharem a leitura e participarem. Os recortes de moedas, notas de cheque e cartões de crédito são uma boa motivação para aprender sobre educação financeira.

Sugestões para Crianças entre 10 e 12 anos

  • “Dinheiro Compra Tudo?” Cássia D’Aquino

Esse livro foi escrito para Pedro, filho a autora Cássia D’Aquino. Nele, ela apresenta o porquê de o dinheiro existir e utilizando jogos e piadas ensina as primeiras etapas de um planejamento financeiro. Além disso, são apresentados conceitos como lucro e desperdício.

  • Almanaque Maluquinho- “Pra Que Dinheiro?” Ziraldo

Por fim, para as crianças que gostam de ler histórias em quadrinhos, separamos um livro do grande cartunista Ziraldo. Nessa história, o famoso Menino Maluquinho tem dificuldades para administrar a própria mesada. São sete histórias e sete curiosidades sobre o surgimento da moeda, como funcionam os bancos e orçamento doméstico.

 Você tem alguma sugestão? Deixe nos comentários para nós.

Portanto, se você gostou do nosso artigo e acredita que essa forma é uma boa estratégia de ensino. Te convido a conhecer a nossa escola. Matricule seu filho na MBA Kids e comece a planejar o futuro do seu pequeno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Seu carrinho de compras

Fechar