fbpx
0
Habilidades do século 21

A Importância Do Trabalho Em Equipe

A competição faz parte da vida do ser humano, seja no trabalho, estudo ou vida pessoal. Mas, a palavra correta deveria ser colaboração. E isso fica muito mais claro dentro das empresas. Segundo especialistas, empregados que competem entre si dão margem a erros, tropeços e ainda provocam crises dentro das corporações. Além disso, a competição acaba incentivando as comparações e sentimentos que desequilibram o ambiente de trabalho. Nesse cenário é comum ver insegurança e medo. Em contrapartida, onde existe cooperação, colaboração, é possível observar muitos pontos positivos. Sendo assim, fica claro a importância do trabalho em equipe. Portanto, precisamos urgentemente mudar esse paradigma de competir para cooperar. Mediante a esse contexto mercadológico nasce a preocupação e a importância do trabalho em equipe para crianças. Quando falamos de trabalho em equipe, automaticamente lembramos dos diálogos em entrevistas de emprego. Pois, é uma habilidade extremamente requisitada.

Mas, é muito importante ter em mente a diferença do trabalho em equipe do trabalho em grupo. Por exemplo, um grupo que vai ao cinema juntos para assistir o mesmo filme, não necessariamente estão trabalhando em equipe. Apenas tem o mesmo objetivo em comum, que é assistir aquele filme em específico. Essas pessoas não interagem entre si, não tem uma relação de interdependência para assistir esse filme. No entanto, no trabalho em equipe as pessoas precisam interagir entre si, é necessário haver um elemento de sinergia, de identidade dessa equipe para que elas tenham consciência de que precisam uma das outras. E isso consequentemente vai gerar um resultado satisfatório ou não.

Trabalho Em Equipe Na Educação Das Crianças

Quando falamos de trabalho em equipe, estamos incluindo também a cooperação e colaboração. É importante considerar que nossa educação está propensa muito mais a competição, do que a cooperação. E isso justifica muitas vezes a dificuldade que as organizações encontram em fazer com que as pessoas cooperem entre si. Portanto, nasce a necessidade de incentivar o trabalho em equipe nas crianças. Naturalmente as crianças têm o espírito de colaboração e se mostram participativas e solidárias para com as pessoas ao seu redor. Por isso, elas têm facilidade para o trabalho em equipe, sendo que cabe aos pais, cuidadores e educadores estimularem essa e outras habilidades. Sei que parece desafiador, mas não é impossível! É muito fácil estimular o trabalho em equipe nas crianças. Existem diferentes técnicas que você pode aplicar para que seu filho consiga desenvolver essa competência. Vejamos:

Estimule seu filho a te auxiliar nas tarefas em casa: Coisas simples como: Recolher os brinquedos, colocar o lixo para fora, lavar a louça, tirar roupas do varal etc. Obviamente que deve ser levado em consideração a idade da criança e a proposta feita a ela, a tarefa solicitada deve ser coerente com sua capacidade. Promova momentos de interação com outras crianças: Além de auxiliar no desenvolvimento da sociabilidade da criança, ainda contribui para que ela lide com as diferenças dos amiguinhos e dessa maneira se permite aprender coisas novas. Espero que esse artigo te ajude a desenvolver as habilidades do seu filho e que o conteúdo tenha sido uma leitura produtiva.

A MBA Kids trabalha as habilidades emocionais de maneira lúdica, criativa e pode ser sua grande parceira nesse processo de desenvolvimento infantil. Quero te convidar a conhecer nossos cursos. Invista no futuro do seu filho e o auxilie com os desafios que certamente ele irá enfrentar.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *