fbpx

As Habilidades Emocionais que as Crianças precisam desenvolver

0
Habilidades do século 21

O que são Habilidades Emocionais?

A habilidade emocional é a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim também como os sentimentos dos outros. E se você está pensando que esse contexto é muito complexo e que não cabe na vida de uma criança, posso te garantir que seu filho já passou por alguma situação em que suas habilidades emocionais precisavam ser desenvolvidas. Por exemplo: Seu filho já teve algum amiguinho muito próximo, o qual mencionava ele a todo momento em conversas e demonstrava afeto intensamente? Como de costume, você pergunta sobre esse amigo para o seu filho e ele te conta que não gosta mais dele. Obviamente você vai achar a situação fora do comum correto? Vai perguntar o que houve e por qual motivo eles deixaram de ser amigos?

Esse é o sinal de alerta para o desenvolvimento emocional do seu pequeno. Por este motivo hoje vamos falar sobre as habilidades emocionais que as crianças precisam desenvolver.

Desenvolver Habilidades Emocionais nas Crianças

No cenário apresentado acima, qual seria sua postura? Os pais que têm contato direto com a criança são peça fundamental nesse processo. Nesse cenário o ideal é intervir já realizando a educação emocional. Você pode perguntar para criança: “Filho, você não gosta do seu amiguinho ou você não gosta dessa brincadeira que ele fez?”. Dessa maneira você induz a criança a pensar, controlar as emoções para daí então te responder. Caso ele responda que não gosta da brincadeira que o amigo fez. Você pode explicar para ele que a pessoa que faz esse tipo de brincadeiras maliciosas, ofensivas e irritante, só acha graça em fazer isso, porque existe alguém que se importa. Então, você pode orientar que quando o amigo fizer esse tipo de brincadeira novamente, ele pode se posicionar e contar que tal atitude o incomoda e se a postura do amigo não mudar, ele pode se afastar.

Talvez você pense que a criança não vai entender o que você está falando ou que ela não vai absorver de primeira suas orientações. Mas posso garantir, essa conversa vai surtir efeito. Com o tempo a criança vai conseguir ficar brava, mas depois ela vai seguir feliz. Pois, foi ensinada que habilidades emocionais são processos de reconhecer e nomear aquilo que está sentindo. É se permitir sentir, seja raiva, tristeza, alegria. E após, controlar ações, para não ter que lidar com consequência que ele não vai querer lidar. Por exemplo: Uma briga, violência etc. Mudar o estado anímico, mudar o estado de humor, conseguir voltar para o sentimento que almejo, desejo e ficar bem novamente. Quando a criança demonstrar raiva por algo e após o ocorrido conseguir ficar feliz de novo. Certamente ela entendeu o que são habilidades emocionais.

Quais são as habilidades emocionais devem ser desenvolvidas nas crianças?

Vamos incluir esse desenvolvimento de habilidades emocionais em práticas diárias? Você pode auxiliar seu filho observando com atenção as suas atitudes e aos poucos inserindo o assunto no dia a dia da criança. Abaixo menciono atitudes que podem contribuir positivamente nesse processo: Autoconfiança:  Ressaltar as qualidades do seu filho e mostrar que você acredita no potencial dele é o grande diferencial para que ele replique essa atitude. Coragem: Ter medo sobre o desconhecido é normal. Mas, não podemos permitir que o medo impeça nossa evolução. Supere o medo do seu filho junto com ele, tire as rodinhas da bicicleta, mas esteja lá quando ele cair, para encorajar e dizer que ralar o joelho faz parte do processo do crescimento. Persistência: Certamente seu filho vai passar por alguma situação de fracasso. E você pode incentivar ele a tentar novamente, a aprender com o que errou.

Comunicação: converse com seu filho, seja o seu melhor amigo, participe da vida dele. Ajude – o a se expressar de forma coerente. Certamente esse acompanhamento fará diferença na vida adulta dele. Espero que esse artigo te ajude a desenvolver as habilidades emocionais do seu filho e que o conteúdo tenha sido uma leitura produtiva. A MBA Kids trabalha as habilidades emocionais de maneira lúdica, criativa e pode ser sua grande parceira nesse processo. Quero te convidar a conhecer nossos cursos, invista no futuro do seu filho e o auxilie com os desafios que certamente ele irá enfrentar. Agende uma aula grátis, será um prazer te receber.  

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *