fbpx

Como desenvolver a inteligência emocional nos pequenos?

0
Empreendedorismo, Gestão Empreendedora, Liderança

A qualidade básica da liderança de alto nível precisa ser desenvolvida a partir da idade pré-escolar. Mas o que fazer para incutir a inteligência emocional desde a infância?
Em primeiro lugar, a criança deve ter certeza de que é amada e aceita pelos pais ou responsáveis. E quando falamos em aceitação, temos de levar em conta a aparência, as habilidades intelectuais e qualidades espirituais. A aceitação aumenta a confiança e o comprometimento com o sucesso.
É muito importante também, que a criança tenha desenvolvidos todos os cinco sentidos – visão, olfato, paladar, audição e tato –, que possibilita a interação com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores etc.). Na pré-escola e na idade escolar é mais fácil fazer de uma forma lúdica. Então, converse com seu filho sobre as suas emoções e compartilhe as suas.
A atividade física é outro elemento fundamental no desenvolvimento da inteligência emocional. A prática de esportes tem uma relação direta com o desenvolvimento intelectual. Em outras palavras, a atividade física regular pode melhorar a atividade cerebral.
Além disso, estimule a curiosidade, a criatividade em seu filho, ofereça aventuras, novos jogos, várias atividades diferentes. A participação da criança em jogos coletivos contribui para a socialização, compreensão da motivação dos outros.
Quanto mais cedo uma criança aprender a ler, mais rico será o seu mundo interior. A leitura estimula o desenvolvimento da imaginação, o pensamento não convencional, a memória, a compreensão da própria pessoa e das emoções dos outros.
Essa é a teoria! Agora, aproveite as férias com a criançada para colocá-la em prática!!! Vai valer a pena!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *