fbpx
0
Habilidades do século 21

Uma pesquisa do CNDL juntamente com o SPC Brasil descobriu que 47% dos brasileiros de 18 a 24 anos não têm controle sobre as próprias finanças, mesmo quando já possuem renda própria. Portanto, vemos aqui um reflexo da carência do ensino da educação financeira dentro do empreendedorismo infantil. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para ajudar pais e professores a ensinar a criança sobre dinheiro. Nosso país possui mais de 63 milhões de pessoas que possuem uma série de maus-comportamentos financeiros. Como incentivar a geração futura a ter controle financeiro e boa relação com o próprio dinheiro?

Certamente as vezes é assustador pensar em crianças tão novas já sendo empreendedoras. Porém, um estudo da University of Cambridge diz que as crianças formam boa parte dos seus hábitos e conceitos financeiros até os 7 anos de idade. Como resultado ensinar a criança sobre dinheiro auxilia a mudar a relação que futuramente elas construirão com suas finanças.

Como Ensinar a Criança Sobre Dinheiro?

Nós entendemos que pode ser confuso o processo de introduzir e educar uma criança sobre dinheiro e a vida financeira. Portanto, vamos mostrar algumas estratégias que o estudo do CNDL apresenta para introduzir a administração financeira na vida dos pequenos.

Como Ensinar a Criança Sobre Dinheiro?
Como Ensinar a Criança Sobre Dinheiro?

Mostre as Tarefas Cotidianas

Ir ao mercado, abastecer o carro, fazer compras… Antes de mais nada, as atitudes e valores sociais relacionados a vida financeira só serão incluídas na vida de uma criança se ela estiver integrada nas atividades financeiras da família.

Ensine a Guardar

Certamente quanto mais cedo a criança aprender o valor de guardar ou economizar o dinheiro, melhor! Dinheiro da semana, mesadas ou trocos ocasionais, por exemplo, são ótimas oportunidades para inserir o assunto no cotidiano. Como resultado ela pode desenvolver consciência da importância do controle financeiro e isso poderá ser utilizado posteriormente para uma recompensa.

Dê o Exemplo

Em primeiro lugar, as crianças aprendem pela intuição e pela prática. Mas, principalmente, aprendem pela observação. Sendo assim, é muito importante viver uma vida de acordo com os valores que se quer passar adiante.

Deixe a Criança Pagar por Algo – E Explique que o Dinheiro Não é Infinito!

Nem sempre as crianças têm consciência que o dinheiro é limitado. Como explicar isso para ela quando já está decidido que todo o dinheiro da mesada será gasto em doces? A prática das compras ocasionais e bem planejadas são uma ótima estratégia. Nesse cenário, uma boa tática é estipular um limite baixo para a criança. Isso vai fazer com que ela foque no que realmente quer comprar com aquele dinheiro.

Converse Sempre

É sempre melhor que as crianças ouçam mensagens boas sobre o dinheiro. Sempre que for questionado por algo, faça o possível para responder de forma que elas entendam. Explique sempre como o dinheiro é importante e como é preciso trabalhar para obtê-lo. Não se esqueça de dizer que nem sempre é possível gastar tudo o que tem, é necessário economizar.

Por que é importante ensina a criança sobre dinheiro?

Outros dados do SPC mostram que 43% dos brasileiros sempre fecham o ano com dívidas. Sendo assim, apenas 50% dos brasileiros sabem se organizar financeiramente. Portanto, nunca é demais falar com os filhos sobre dinheiro. Ensinar sobre finanças pode transformá-los em adultos que sabem lidar com a própria administração financeira. Se você gostou da ideia do seu filho aprendendo sobre dinheiro, convido você a conhecer nossa escola! Matricule seu filho na MBA Kids e comece a planejar o futuro do seu pequeno.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *