fbpx

Como Ensinar Comunicação Eficiente Para Seu Filho?

0
Empreendedorismo

Comunicação Eficiente é a Estratégia

Você sabia que ensinar comunicação eficiente para seu filho contribui positivamente para a experiência social de aprendizagem dele? Além disso, desenvolve o interesse pela linguagem e ação. Lembre – se como foi o processo de formação da sua opinião, no que você se embaçava para argumentar sobre algum assunto e suas dificuldades em se posicionar mediante os cenários apresentado pela vida. Pode parecer desafiador e complexo o assunto, mas tudo gira em torno da comunicação eficiente.  Portanto, ensinar comunicação eficiente para seu filho é uma ferramenta fundamental para que ele tenha sucesso em seus desafios futuros. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te ajudar a desenvolver essa habilidade no seu filho, identificando as dificuldades dele e atuando de forma estratégica e positiva, promovendo a assertividade da comunicação dele e tornando – o um jovem empreendedor que: Comunica, informa, conecta e transforma.

Dominando a Comunicação e Desenvolvendo Habilidades

Ensinar Comunicação eficiente para seu filho vai além de uma boa oratória, existem diversas maneiras de nos comunicarmos como: verbal, gestual, escrita e não verbal. Sendo assim, precisamos nos atentar, pois é possível que nossa comunicação tenha uma interpretação dúbia. Se agir dessa maneira já é difícil para nós, que somos adultos, imagina para uma criança. Mas, existem maneiras de desenvolver essas habilidades comunicativas em seu pequeno. Tendo em vista que um bom comunicador precisa explicar, direcionar, prender a atenção, mantendo a influência direta do seu discurso sobre as pessoas. Listamos as principais características que devem ser desenvolvidas.

Desenvolvendo Características da Boa Comunicação

O volume da voz: O ideal é que não seja alto, pois pode ser interpretado como descontrole. Nem baixo, pois pode demonstrar tristeza, desânimo e insegurança. Clareza na dicção: Crianças costumam falar sem pausas, empolgadas, sentem dificuldades com a pronúncia de algumas palavras e por vezes falam errado. Seu papel como orientador e desenvolvedor de habilidades é treina – lo para que fale com clareza e boa dicção, corrigindo o quando necessário. Dessa maneira certamente a comunicação será eficiente.

O Desafio De Ensinar Comunicação Eficiente

As crianças tímidas em sua maioria detestam falar em público. Já os desinibidos falam até demais. Os agressivos tem dificuldades em escutar e por vezes são grosseiros e falam com arrogância. Sendo assim, surge a provocação: Como ensinar comunicação eficiente para estes perfis de crianças? Para a criança tímida a estratégia adotada deve ser perguntas diretas e simples. Apelar para os seu conhecimentos, valorizar o que diz e não interromper a sua intervenção. Com a criança desinibida, deve – se atuar de maneira a centra – lo no tema da discussão. Evitar dirigir – lhe perguntas abertas, lembrar do direito dos outros à participação e cortar – lhe a palavra quando necessário. E para finalizar com a criança agressiva deve – se manter a autonomia, relativizar as críticas, pedir que fundamente as suas afirmações e aproveitar aspectos positivos da sua intervenção. Se gostou do nosso conteúdo visite nosso blog. Conheça a MBAkids.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *