fbpx
0
Financial Analysis, Habilidades do século 21

Como Melhorar a Comunicação Do Seu Filho?

Estamos inseridos em uma sociedade que se comunica o tempo inteiro, mas certamente não há garantia de que se comunique bem. Quando falamos de boa comunicação ou comunicação assertiva, estamos apontando para a comunicação eficiente e objetiva. Analisando esse cenário, precisamos nos preocupar se os nossos filhos estão se comunicando bem na infância, se a comunicação verbal e não verbal deles está de acordo, se não há dúbias interpretações do que eles falam. Diferente do que pensamos, boa comunicação não é sair falando tagarelices, argumentando sobre assuntos que por vezes não dominamos ou dar opiniões alheias. Nosso objetivo é que você ensine seu filho como vencer a timidez na infância, garantindo assim a boa performance dele no futuro.

Nossa comunicação é 70% não verbal, ou seja, nos preocupamos tanto com a fala e deixamos de desenvolver outras maneiras de comunicação que nos torna defasados na habilidade de desenvolver a comunicação não verbal. Portanto, tendo em vista a dificuldade nesse cenário, elaboramos esse artigo para que você auxilie seu filho a ser melhor, a estar preparado para falar em público e vencer seus desafios.

Vencendo a Timidez Na Infância

A timidez não é uma doença, ela é uma característica de personalidade. Nesse cenário é aceitável que umas pessoas sejam mais introvertidas, reservadas ou simplesmente não gostem de falar muito. Mas, a partir do momento que a timidez gera prejuízo ao convívio social e vira empecilho para que a criança não realize algum tipo de atividade, você deve procurar maneiras para auxiliar. É importante que os pais observem atitudes simples dos seus filhos que podem indicar que ele está tendo problemas com a timidez. Se seu filho opta por não tirar dúvidas na escola, deixa de pedir para ir ao banheiro ou não quer ir às festinhas por timidez. Esse é o gatilho que você precisava para ajudar ele e juntos descobrir como vencer a timidez na infância. Preparamos algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo com seu pequeno.

Dicas Para Vencer a Timidez na Infância

Crianças costumam ser ansiosas, falam muito e normalmente costumam ter dificuldades para prestar atenção no que se diz. Visando melhorar o desempenho dele na comunicação, ensine – o a escutar. Explique que ele precisa ter atenção, peça para ele olhar nos olhos de quem está falando com ele. Deixe-o se expressar, e quando ele estiver falando, invista em dar a ele toda a sua atenção. Portanto, evite usar o celular nesse momento, executar alguma atividade, você é o ouvinte dele, preste atenção. Portanto, não adianta perguntar para criança como foi o dia na escola e quando ele começar a contar você não se interessar pelo que ele tem a dizer. Essas atitudes podem impactar no desenvolvimento dele, com a ausência da sua atenção, a criança conclui que o que ele diz não é importante e provavelmente não vai querer falar novamente.

Deixe -o falar, não interrompa, permita que ele fale exatamente a sua maneira. Espere ele concluir o raciocínio e depois corrija ou argumente se for o caso. Dê confiança, saiba dar voz ao seu filho, mas o ajude a desenvolver a confiança. Deixe-o falar, mas torne – se você o maior referencial dele. Portanto, se ele perceber que você fala, mas não escuta as pessoas, agindo de maneira desrespeitosa, ele irá absorver isso e seguirá seu exemplo. Você sempre será o exemplo do seu filho, lembre – se disso. Aproveitando, aqui na MBAKids temos o curso de liderança que pode auxiliar seu filho a vencer a timidez. Conheça nossos métodos de ensino, visite – nos! Espero que o artigo tenha te ajudado e conte conosco nessa empreitada.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *