fbpx

Confira as nossas dicas valiosas para ensinar uma criança a planejar

0
Empreendedorismo, Gestão Empreendedora, Liderança

Planejamento é a palavra de ordem na vida adulta. E a melhor maneira de ensinar uma criança a planejar é dando exemplos a ela. Isso porque as crianças estão o tempo todo tentando copiar os hábitos e o estilo de vida dos pais.
Para estimular essa capacidade, peça ao seu filho que planeje uma tarefa por uma semana ou um dia. Uma boa alternativa é fazer isso aos domingos, antes do início da “semana de trabalho” dos pequenos.

Maaas, quais atividades listar? Qual deve ser a principal atividade no planejamento de uma criança?

Bom, a principal atividade de uma criança deve ser a escola regular. Esse então, deve ser o primeiro tópico do planejamento das atividades de uma criança. Depois, vem aulas a de música, o inglês, os esportes. Desde que a criança conheça todos os seus horários e rotina, o planejamento se tornará natural e muito gostoso de ser feito com a ajuda da mamãe e do papai.
Relembre o seu filho sobre o plano de estudo, mas não force ou imponha cronogramas rígidos que a criança não consiga cumprir. Estimule o seu filho a usar o tempo de forma eficiente e a se mover rapidamente para atividades prazerosas, como esportes, jogos e passeios. Sugira uma troca de planos: você mostra o seu, ele mostra o que acabou de criar.
Crie motivação. Ajude o seu filho a atingir suas metas e concluir as tarefas especificadas no plano.
Classifique as coisas por importância: peça à criança que pense em que tipos de atividades precisam de mais tempo para trabalhar mais rápido, quais tarefas são as mais importantes (por exemplo, a lição de casa).
Ensine seu filho a fazer as coisas que gosta menos em primeiro lugar – por exemplo, pela manhã.
Se a tarefa for muito pesada ou levar mais tempo, divida a tarefa em uma série de etapas simples.
Incentive a atividade do seu filho. E lembre-se: gerenciamento de tempo e planejamento formam a base para a eficácia pessoal por toda a vida!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *