fbpx

Dicas De Como Ensinar Empreendedorismo Para Crianças

0
Empreendedorismo, Gestão Empreendedora, Habilidades do século 21

Porque Ensinar Empreendedorismo Para Crianças

Nos últimos artigos falamos sobre os cases de sucesso dos nossos alunos. Certamente sua visão sobre ensinar empreendedorismo para crianças mudou, mediante os fatos apresentados. Como falamos, esse tema deve fazer parte da rotina do seu filho, visando prepara – lo para os desafios que enfrentará no futuro. Portanto, dessa maneira ele obterá mais sucesso no gerenciamento de suas habilidades e melhor performance frente as suas dificuldades. Já é sabido da defasagem no assunto em nosso país e dar continuidade a esse erro é findar as chances de mudanças para o futuro da nossa economia, política, tecnologia e tantas outras áreas. Sabemos que as crianças de hoje são o futuro de amanhã, mas não estou certa de que essas crianças estão sendo preparadas corretamente para os cenários que enfrentaram.

Portanto, nesse artigo vamos dar algumas dicas de como ensinar o empreendedorismo para crianças, afim de iniciar uma mudança de comportamento na sociedade.

Ensinando Empreendedorismo para Crianças

Os pais são peça chave na inserção desse conteúdo na vida dos seus filhos, responsáveis por introduzir e desenvolver essas características. Formar na criança valores bem definidos parece uma tarefa desafiadora, mas, com nossas dicas o processo será mais fácil. Então pega uma caneta e papel e anote tudo!

Antes de inserir esse assunto na rotina do seu filho, você precisa entender do que estamos falando, para isso vamos te apresentar os valores do empreendedorismo: Disciplina: Estabelece rotinas, busca entender prioridades, para desempenhar os esforços no objetivo correto. Persistência: Apesar das adversidades do percurso, persistir até alcançar o propósito definido, manter a constância. Negociação: Saber expor seu ponto de vista, articular suas ideias e entender que o outro pode ter outra opinião e encontrar o meio termo em meio ao cenário. Respeito: Entender sua posição na sociedade e respeitar os outros locais de fala, respeitar as diferenças de cultura, fala e classe. Propósito: Definição do por que faço isso?  Busca para entender o objetivo final das situações vivenciadas e o quanto vale a pena empenhar seus esforços naquilo.

Troca: Constante aprendizado, doar conhecimento, afeto, sem expectativa de ganhar algo em troca. Mas estar aberto para receber o que te entregam. Relações bem estabelecidas e fundamentadas na troca mútua. Criatividade: Pensar no que pode fazer diferente, busca incansável pelo novo. Com os valores do empreendedorismo claros, vamos colocar em prática esse conceito na vida do seu pequeno.

Dicas de Como Ensinar Empreendedorismo Para Crianças

Suas atitudes tem um poder enorme de persuasão sobre o seu filho, sendo assim utilize esses gatilhos diários para desenvolver na criança o empreendedorismo. Ensine seu filho a construir, criar, usando sua imaginação, estimulando nele a criatividade. Incentive a ações beneficentes como: Doar brinquedos, roupas e objetos. Explique sobre realidades diferentes da dele e por qual motivo tal ação é importante. Estimule metas de leitura, ajude – o nesse processo, insira em sua rotina o momento da leitura e participe, deixe ele comprar o livro que se interessou, dê apoio. Valorize o empenho da criança em realizar tarefas que são desafiadoras para ela. Trabalhe a sociabilidade do seu filho, desafie – o a fazer amizades e lidar com as diferenças de personalidade. Ensine sobre humildade e seja a maior referencial do seu filho nesse quesito.

Converse com a criança sobre honestidade, converse sobre dinheiro e conte sobre suas dificuldades em sua carreira e como superou e obteve sucesso. Ao invés de dar mesada, estimule a criança a investir o dinheiro em negócios, para que ele ganhe seu próprio dinheiro, seja vendendo lanches ou picolés. É muito importante que você participe integralmente desse processo, que converse com seu filho e que esclareça as dúvidas dele. Espero que esse artigo te ajude nesse processo. Aproveito para te convidar a conhecer nossos cursos, invista no futuro do seu filho e o auxilie com os desafios que certamente ele irá enfrentar. Agende uma aula grátis, será um prazer te receber aqui na MBA Kids.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *