fbpx
0
Habilidades do século 21

Por que ensinar Educação financeira Para Criança?

As crianças precisam aprender o valor o dinheiro, como manipular e ter noções básicas sobre o assunto. Considerando esse cenário e o grande desafio direcionado aos pais, elaboramos esse artigo para facilitar o processo de educação financeira para crianças. Quando falamos sobre educação financeira infantil, naturalmente as pessoas se assustam e acham o tema precoce para inserir na vida da criança. Mas, nossa ideia não é estimular um diálogo com o seu filho sobre bolsa de valores, investimentos e demais assuntos que não refletem a realidade dele. Pelo contrário, queremos nesse artigo explorar a vertente de que as crianças precisam saber valores, que as coisas que compramos custam dinheiro. É sobre ensinar o significado do dinheiro, sua origem e quais os meios atuais de pagamentos que existem. Precisamos falar sobre esse tema com as crianças, pois amanhã eles serão os investidores, empresários, comerciantes etc.

A educação financeira é para a vida toda. Sua importância destaca – se em saber diferenciar o que é necessário comprar do que deseja comprar. É sobre saber distinguir o que é essencial e o que não é. Além disso, conseguir identificar até que ponto determinada compra cabe no orçamento. Claro, que para criança entender isso é preciso falar na língua dela e uma ótima maneira de iniciar é contando uma história. Conte sobre a história do dinheiro, quanto vale, o que significa uma cédula e o que representa o dinheiro para sociedade. É possível também explicar sobre formas de pagamentos, a diferença de crédito e débito, o que significa juros e prestações.

Promova Experiências

Permita que a criança passe o cartão quando você for realizar uma compra, faça com que ela vivencie junto a você experiências reais. Sendo assim, esses pequenos gatilhos diários vão despertar curiosidades sobre o tema e naturalmente a criança e ou adolescente vão querer saber mais sobre educação financeira.

Incluindo Educação Financeira Na Rotina Da Criança

É importante entender que a criança não tem a mínima noção do que é dinheiro. Por exemplo: Provavelmente você já viu em alguma rede social frases como essa: “Papai, como eu faço para transferir o dinheiro que eu tenho na mente para a minha conta?” (Lara – 7 anos).

Por isso é importante que a criança entenda que o dinheiro não aparece em um passe de mágica e que não saí dos cofres do mundo encantado. É preciso ensinar, dar noção das rotinas básicas do dinheiro para seu pequeno. Além disso, ao organizar o orçamento familiar, você pode convidar a criança a ser participante desse processo. Pois, ao ajudar nessa tarefa a criança com facilidade identifica onde tem maior gasto, menor gasto e onde é possível economizar. E nesse cenário possibilitar com que ela fique responsável em planejar uma atividade em família, sendo: Uma viagem, passeio ao parque ou um show. Essa é uma excelente ferramenta de educação financeira.

Conheça a MBA Kids – Educação Financeira Para Crianças

Incluir a educação financeira na vida do seu filho só traz ganhos, pois ela passa a ter outra noção de valores, deveres e aprende a valorizar o trabalho e o ganho que os pais têm. Além disso, entendem o que é o dinheiro e o que ele representa. Se você gostou do nosso artigo e acredita que seu filho precisa aprender mais sobre gestão financeira, conheça nossos cursos. A MBA Kids ensina a arte de empreender, com uma forma prática e lúdica para que os alunos consigam desenvolver e realizar seus sonhos de forma criativa e inovadora.  Acesse nosso site, conheça nosso trabalho e comece a planejar o futuro do seu pequeno!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *