fbpx

Em Tempos Desafiadores, Como Trabalhar as Habilidades Socioemocionais Nas Crianças

0
Habilidades do século 21

Tempos Desafiadores Desenvolvendo Habilidades Socioemocionais

Não é de hoje que habilidades socioemocionais são tema de discussão, reflexão, de debate que envolvem professores e a comunidade escolar como um todo. Mas, esse assunto hoje apresenta – se mais pulsante, digamos assim, devido a base nacional comum curricular que pede que as escolas tenham inserido em seus currículos, atividades que contemplem o desenvolvimento dessas habilidades nas crianças. Portanto, vamos relembrar o que são habilidades socioemocionais. Para entender melhor o assunto, precisamos partir do princípio de desde o nascimento a criança já começa a desenvolver suas habilidades de interação e competência social.  De forma bem simplificada, as habilidades socioemocionais são o conjunto de comportamentos que emitimos nas nossas interações. Por isso considera – se que desde o nascimento estamos em desenvolvimento, pois o primeiro contato da criança com a mãe é uma interação, o contato com o ciclo familiar e assim começa a se desenvolver essas habilidades.

Importante ressaltar que todos nós temos déficits nessas habilidades e precisamos trabalhar essas habilidades para minimizar os possíveis impactos e ampliar o nosso repertório de habilidades sociais. O que irá nos permitir sermos mais adaptáveis. Ou seja, desenvolvendo as habilidades socioemocionais nas crianças aumentamos as chances de que elas se adaptem com facilidade em tempos desafiadores.

Trabalhando Habilidades Socioemocionais nas Crianças

Quando inserimos esse conceito na vida da criança, estamos contribuindo para que ela tenha melhor desempenho na sua vida. Por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais podemos trabalhar os déficits nessas habilidades, minimizando – os.  E assim, contribuir positivamente para melhor performance da criança frente a desafios, uma comunicação mais clara, mais efetiva e com menos ruídos. Ter a oportunidade de despertar no seu filho habilidades que permitam que ele identifique quais são as suas dificuldades e habilidades e poder treinar esse desempenho, fazendo com que ele se alto regule, é a melhor forma de permitir que ele tenha reações de maneiras mais empática, socialmente ativo. Importante ressaltar que as habilidades socioemocionais têm tudo a ver com o processo de ensino e aprendizagem. Meu apelo com esse artigo é para que você invista no desenvolvimento das habilidades socioemocionais do seu filho. Pois esse tipo de aprendizagem só favorece a criança no futuro.

Espero que essa leitura te ajude a desenvolver as habilidades do seu filho e que o conteúdo tenha sido produtivo. A MBA Kids trabalha as habilidades socioemocionais de maneira lúdica, criativa e pode ser sua grande parceira nesse processo de desenvolvimento do seu pequeno. Quero te convidar a conhecer nossos cursos. Agende uma aula grátis, será um prazer te receber.  

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *