fbpx
0
Habilidades do século 21

Temos certeza de que como pais, vocês desejam evitar que seus filhos tenham dificuldades para lidar com o dinheiro, não é? Além disso, querem contribuir para que os pequenos tenham um futuro totalmente equilibrado financeiramente. Para que isso aconteça é necessário deixar de lado alguns hábitos relacionados ao dinheiro e a vida da criança desde cedo. O aconselhamento dos pais e o desenvolvimento da educação financeira são um poderoso recurso para impedir o endividamento e o consumo excessivo na vida adulta. Portanto, proporcionar a conquista de sonhos dos pequenos exige algumas práticas.

Pensando nisso, preparamos esse artigo que apresenta quatro hábitos dos pais que comprometem o desenvolvimento da educação financeira das crianças. Vamos entender quais hábitos, mesmo que involuntários, comprometem a capacidade de economizar, aprender sobre finanças e construir uma vida financeiramente saudável.

Não definir uma mesada para os filhos compromete o desenvolvimento da educação financeira!

Se vocês são pais que decidiram que darão mesadas para os seus filhos, saibam que não definir um valor ou dia pode comprometer o desenvolvimento da educação financeira. Isso porque, em nossa sociedade, grande parte dos eventos financeiros é organizado em uma base mensal. Em outras palavras, salários, comissões, tipicamente são organizados nessa base. Além disso, despesas e contas diversas a pagar também funcionam nessa periodicidade.

Quando não há uma definição, o fato de não estar acostumando a criança a viver do jeito que o mundo funciona (mês à mês), pode ser uma grande desvantagem para o desenvolvimento da mesma.

Não Incluir a criança nos hábitos financeiros da casa.

Os pais são modelos para os filhos. Quando não há a oportunidade de observar o comportamento financeiro dos pais, é desafiador para a criança construir hábitos saudáveis quanto ao dinheiro no futuro. Por isso, é necessário mostrar à elas a organização das finanças da família e do orçamento familiar.

É claro que, alguns detalhes desse orçamento podem ser um pouco complicados para a criança compreender. Por isso, mostre aquilo que ela pode entender. Mostre os projetos da família a longo prazo, como viagens, e explique como é possível alcançar esse objetivo, financeiramente falando. Não a abstenha das despesas fixas, como água, luz e internet, que são os recursos que ela mais usufrui. Explique e mostre como a família faz para manter as finanças em dia. Isso é importante para que os filhos entendam a importância da organização no desenvolvimento da educação financeira.

Não deixar que eles gerenciem o próprio dinheiro compromete o desenvolvimento da educação financeira!

Quando não deixamos que as crianças gerenciem o próprio dinheiro, seja em passeios, em idas ao shopping, parque de diversões ou circo, não permitimos que elas compreendam o valor do dinheiro. Mas essa prática está mais associada à ação do que à fala, propriamente dita. Quando começamos a incentivar o uso consciente do próprio dinheiro, mesmo em pequenas quantias, eles desenvolverão a habilidade de administrar o dinheiro para comprar aquilo que acharem necessário. Definitivamente, deve haver um aconselhamento da parte dos pais para que a criança entenda o que é necessário e o que não é.

A melhor maneira de ensinar crianças a lidar com dinheiro, é incentivar que elas o conheçam na prática. Quando elas percebem que o dinheiro pode ir embora com coisas simples, passam a ter mais consciência sobre alguns gastos, mesmo aqueles que saem do bolso dos pais.

Não explicar a importância de poupar.

Uma das maiores lições para desenvolver a educação financeira que os pais podem ensinar é explicar a importância de poupar para os pequenos. Pensando nisso, muitos pais decidem abrir contas poupanças no banco para seus filhos. Dessa forma, porcentagem da mesada será depositada nessa conta todo mês. É importante deixar claro para criança que esse dinheiro será usado a longo prazo por ela, ou para um evento em família, como uma viagem para a Disney. Com esse tipo de incentivo, eles desenvolverão foco para alcançar seus objetivos futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Seu carrinho de compras

Fechar