fbpx

Nova Regra do MEC: Educação Financeira Passa a Fazer Parte da Grade do Ensino Infantil

0
Habilidades do século 21

A BNCC, é um documento que prevê o conteúdo que deve ser ensinado nas escolas desde a educação infantil até o ensino médio. Segundo esse documento, a educação financeira deve ser ensinada dentro das escolas em diferentes aulas e com a aplicação de projetos didáticos. Antes de mais nada, O Conselho Nacional de Educação (CNE) juntamente com o Ministério da Educação (MEC), previa que ainda em 2020, todas as redes de ensino adequassem os currículos da educação infantil e do ensino fundamental. Isso, incluindo a educação financeira na grade. Nisso consistia a Nova Regra do MEC.

Além disso, uma pesquisa feita com o Serasa Consumidor e Serasa Experian, em 2020, conclui que um a cada três estudantes afirmou aprender sobre a importância de poupar depois de ter participado de projetos de educação financeira.

A Importância da Nova Regra do MEC nas Escolas

À primeira vista, mais de 40% da população adulta tem contas atrasadas. Por mais que já existam ações nas instituições de ensino, réguas de cobrança, órgãos de proteção ao crédito, ensinar a planejar o futuro financeiramente é muito importante. Dessa forma, quanto mais cedo a sociedade entender a eficácia de entender as próprias finanças pessoais e puderem controlá-las, melhor será quando estiverem mais velhos e desenvolverem uma vida econômica ativa.

Frequentemente, os assuntos ensinados dentro da sala de aula são levados para dentro de casa. A princípio, um dos focos indispensáveis da educação deve ser ensinar sobre finanças. Contudo, o Brasil é o último colocado no ranking de competência financeira.

Campos de Experiência no Ensino Infantil

De antemão, os campos de experiência servem para direcionar e apoiar o planejamento pedagógico dos professores e garantir a aprendizagem dos estudantes. Em síntese, cada campo tem o seu objetivo de aprendizado e desenvolvimento. Segundo a BNCC, são cinco campos de experiência usados no ensino infantil.

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

O Que Esperar da Nova Regra do MEC?

Portanto, espera-se que com essas mudanças, a consciência financeira na sociedade seja uniformizada em nosso país. Todas as discussões sobre essa nova fase, seja de pais ou professores, são extremamente positivas, porque geram um maior interesse no que a escola oferecerá para as crianças e adolescentes. Estudos revelam que a participação da família no ambiente escolar ainda é pequena e com a implantação de novos projetos didáticos relacionados à educação financeira isso tende a melhorar, formar e gerar o engajamento familiar e ainda promover uma parceria benéfica entre pais e escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Seu carrinho de compras

Fechar