fbpx

O Que São Habilidades Socioemocionais Para Crianças?

0
Empreendedorismo, Habilidades do século 21

O Que São Habilidades Socioemocionais?

Certamente você já ouviu falar sobre habilidades socioemocionais, mas talvez não tenha se aprofundado no assunto ou não saiba mesmo do que se trata. Vamos explicar nesse artigo o significado desse conceito e qual o impacto dele na vida da sua criança. Os problemas emocionais têm crescido de maneira assustadora nos últimos anos. Dados de órgãos mundiais da saúde indicam que um a cada quatro adultos e uma a cada cinco crianças têm ou terá um problema emocional grave como: ansiedade e ou depressão. Portanto, esse cenário é preocupante e apesar de investirmos na educação dos nossos filhos e oferecermos todo conforto possível, existe outro presente valioso que podemos dar que servirá para toda vida. Se fosse possível aprender a lidar com desafios, medos e desenvolver habilidades para viver melhor com outras pessoas, você investiria nesse conceito para garantir o futuro do seu filho?

Uma das saídas mais promissoras para isso é investir na prevenção e promoção da saúde mental por meio do desenvolvimento de habilidades de vida importantes. As habilidades para a vida protegem e ajudam as crianças a lidarem melhor com as dificuldades, além de melhorar o desempenho escolar delas. Descubra o que são habilidades socioemocionais para crianças e ajude seu filho nesse processo.

Habilidades Socioemocionais Para Crianças

As habilidades socioemocionais ajudam a criança a reconhecer seus sentimentos e controlar a intensidade das emoções para que ela enfrente seus desafios e saiba se relacionar positivamente com outras crianças. Existem seis habilidades socioemocionais reconhecidas; Colaboração: Trata -se dá importância em conviver com outras pessoas, exercendo habilidades da escuta ativa, empatia e propondo soluções com olhar coletivo. Criatividade: Criatividade deve ser estimulada na criança, visando tira – lá da zona de conforto e apresentando um universo cheio de ideias. Comunicação: Boa comunicação é essencial, a criança precisa saber dialogar muito bem, expor suas ideias sem medo ou timidez. Proatividade:  Impulsiona que a criança tenha liberdade e capacidade para criar e implementar projetos. Pensamento crítico: O pensamento crítico contribui para que a criança análise os cenários a sua volta e absorva as informações filtrando pontos positivos e negativos de cada situação. Portanto, dessa maneira repense opiniões e posicionamentos.

Perseverança: Para alcançar a meta pré-estabelecida pela criança, ela é conduzida a realizar o planejamento, mapeando obstáculos e o quão persistente deverá ser para atingir seu objetivo.

Impacto Das Habilidades Socioemocionais No Futuro Do Seu Filho

Tendo em vista o impacto tecnológico no mercado de trabalho, pesquisas apontam que algumas profissões deixaram de existir e outras entraram em ascensão. Com esse cenário em mente, torna – se preocupante o futuro dos nossos filhos. Portanto, investir em desenvolver habilidades socioemocionais, facilitará o processo de resiliência da criança. Incluir esse conceito no ambiente escolar é fundamental, para garantir uma formação completa, visando os aspectos positivos e bem-estar ao longo da vida da criança. As habilidades socioemocionais o ajudaram a ter organização, planejamento, ação integrada, tomada de decisões e foco. Nosso objetivo com esse artigo é que você que é responsável pela criança entenda que, além de deter técnicas e conhecimentos característicos da área de formação escolar, é fundamental que a criança seja capaz de controlar suas emoções e sentimentos, afim de ter um bom comportamento diante dos desafios e alcance com facilidade seus objetivos.

Espero que esse artigo ajude você e seu filho. E que as dicas que compartilhamos contribuam de maneira positiva para o sucesso de vocês. Portanto, deixo o convite para que você conheça a MBA kids, será um prazer enorme te receber em nossa escola. Acesso nosso blog e saiba mais sobre o assunto.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *