fbpx

Por que ensinar gestão do tempo para crianças em idade escolar?

0
Empreendedorismo

Às vezes parece que estamos antecipando o crescimento dos nossos pequenos, ensinando certas coisas que só aprendemos depois de “quase adultos”, como a gestão do tempo. Imagina que uma criança faria a gestão do próprio tempo nos anos 1980/90. Jamais!
Pois é, mas a ciência anda avançando tão rapidamente quanto essas descobertas que nos ajudam a descobrir episódios incríveis como esse. O gerenciamento do tempo para crianças desde a idade pré-escolar até a adolescência é capaz de estabelecer bases importantes para o sucesso pessoal e distribuição efetiva do tempo entre um grande número de casos urgentes durante a vida.

Gestão do tempo para as crianças: como funciona e por quê?

Aumentar o sucesso das atividades de planejamento. Esse é o principal objetivo de se ensinar a gestão do tempo para crianças. Noções básicas de gerenciamento de tempo, aliás, podem ser ensinadas a uma criança em qualquer idade. E assim daremos uma base bastante consistente para que elas aprendam a trabalhar com resultados no futuro.
“Queremos formar uma geração de pessoas capazes de administrar suas vidas desde a infância, para fazer seu trabalho sem estresse excessivo, com amor”, espera Maria Isabel Macegosso, responsável por trazer o MBA Kids para o Brasil.

Tarefas e valores da gestão de tempo para crianças

Fortalecer a responsabilidade, reduzir o nível de estresse, que qualquer aluno encontra em várias fases do período escolar, e priorizar assuntos urgentes e importantes são apenas alguns dos aspectos aprendidos nesse programa.
A gestão de tempo é um dos desafios essenciais, que pode ser superado com estratégias simples, ao alcance de todo professor.
Em casa, os pais podem pedir aos filhos que planejem suas atividades diárias ou semanais. Uma boa dica é fazer junto com ele, no domingo, antes do início de uma semana de trabalho. Quais atividades listar? Em primeiro lugar, claro, as aulas da escola regular. Em seguida, cursos extracurriculares como o curso de música, escola de esportes. É só casar datas e horários e orientá-lo na organização diária.
Relembre o seu filho sobre o plano de estudos. É importante não forçar ou impor o cronograma feito. Mas, ao contrário, estimular a gestão do tempo, prazos e horários. E mais: usar o tempo de forma eficiente, se mover rapidamente para atividades prazerosas, como jogos e passeios. Sugira para mostrar seu plano e você demonstra o seu – esta é a opção mais leve e eficaz.
Lembre-se: as habilidades de gestão do tempo aprendidas desde a infância formam a base para a eficácia pessoal e profissional por toda a vida!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *