fbpx

Por que Seu Filho Precisa Desenvolver Habilidades Socioemocionais?

0
Gestão Empreendedora, Habilidades do século 21, Liderança

Seu Filho Precisa Desenvolver Habilidades Socioemocionais

Em nosso último post falamos sobre o conceito e importância das habilidades socioemocionais para crianças. Porém, acreditamos que esse tema merece um novo olhar, mas objetivado em como os pais podem contribuir e ajudar no desenvolvimento dessas habilidades nos seus filhos. É muito importante que você entenda que as habilidades socioemocionais servem para desenvolver e aperfeiçoar as características do seu filho. Investir nisso é garantir que ele tenha melhor performance e destaque em tudo que fizer. Ao desenvolver e praticar habilidades socioemocionais dentro e fora da escola, certamente a criança terá melhor condições de gerenciar, identificar e solucionar problemas relacionados a sua própria rotina. Contribuindo com melhores resultados em suas atividades em grupo. Respondendo ao questionamento por que seu filho precisa desenvolver habilidades socioemocionais? Acreditamos que além do desempenho individual, esse processo contribui para construção de uma sociedade mais justa, composta por seres autoconfiantes e emocionalmente sustentáveis.

Habilidades Socioemocionais

Habilidades socioemocionais é um assunto em alta e tem gerado debates construtivos a seu respeito. Alguns defendem que as crianças devem ser estimuladas na escola, em casa ou em qualquer ambiente que estejam. Pensando dessa maneira, entendemos que os melhores desenvolvedores são os pais, pois passam maior parte do tempo com os filhos e são referenciais diário para as crianças. Portanto, deixamos abaixo algumas atitudes que você pode incluir na rotina do filho que podem contribuir de maneira efetiva para o sucesso do seu filho. Atualmente fala – se muito sobre gatilhos emocionais e talvez passe despercebido que as crianças também sofrem com isso. Essas situações que acontecem em nossa rotina que nos motiva ou entristece também faz parte da vida da criança e ajuda -lá a lidar com isso é essencial.

Família Tem Papel Fundamental

Ao identificar esse cenário é importante orientar a criança a respirar fundo, manter a calma, refletir sobre o ocorrido e descobrir o que exatamente naquela situação a incomoda.Dessa maneira você ajuda a criança a exercitar o autocontrole em uma situação de crise, diminuindo sua reatividade. É fundamental que a empatia seja praticada diariamente dentro de casa. Desenvolver a empatia significa saber lidar com a diferenças, percebê-las e respeitá-las. A criança precisa compreender a pluralidade que vivemos e compreendendo que os indivíduos pensam e agem diferentes e que nem sempre o comportamento do outro será conforme a sua própria postura. Proporcione passeios em que a criança seja submetida a convivência com diferentes grupos e pessoas. Dessa maneira você auxilia no desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento. Não existe melhor maneira de ensinar valores éticos ao seu filho, do que ser o próprio exemplo para ele.

Família nesse cenário exerce um papel fundamental. Procure avaliar seu posicionamento, atitudes e opiniões. Os valores dos adultos refletem, inevitavelmente nas crianças. Avalie sua postura e se necessário mude a rota da sua vida em favor dos seus valores e princípios.

Habilidades Socioemocionais Para Vida do Seu Filho

Portanto, mas do que uma metodologia de ensino, Por que seu filho precisa desenvolver habilidades socioemocionais é uma preparação para vida. Família tem a responsabilidade de voltar os olhos e suas atenções para as múltiplas dimensões da criança e suas necessidades e forma– lo como individuo integral, que apresenta necessidade físicas, afetivas, psicológicas e intelectuais.Habilidades cognitivas são importantes, mas sem inteligência emocional não garantem sucesso na vida adulta, muito menos realização pessoal e profissional. Portanto,Espero que esse tema ajude você e seu filho a construírem um relacionamento em parceria e que as dicas nesse artigo auxiliem vocês nessa empreitada desafiadora que é a vida. Deixo o convite para que você conheça a MBA kids, será um prazer enorme te receber em nossa escola. Acesse nosso blog e conheça nosso conteúdo.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *