0
Habilidades do século 21
Realizar Sonhos: Ensinando Planejamento e Metas Para Crianças e Adolescentes

Como Preparar Crianças e Adolescentes Para Realizar Seus Próprios Sonhos?

Quais são os sonhos do seu filho? Para encontrar oportunidades e realizar sonhos é preciso desenvolver algumas habilidades importantes, como: determinação, foco e disciplina. Angela Lee Duckworth, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos diz que existem dois fatores de sucesso na vida estudantil e profissional: autocontrole e determinação. O autocontrole é a capacidade de controlar impulsos e emoções e determinação é a capacidade de ter paixão e seguir um objetivo por determinado período.

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre como preparar crianças e adolescentes para realizar seus próprios sonhos através de planejamentos e metas. Esperamos que ajude pais e responsáveis a incentivar de forma real e consciente os sonhos de seus filhos. Acreditamos que esse é um assunto que merece a atenção de todos que investem ou querem investir no futuro de seus pequenos. 

A Determinação se Estuda!

Essas habilidades importantes são aprendidas inicialmente em casa, desde cedo. Principalmente a determinação.

A educação familiar deve capacitar as crianças para que possam aprender a realizar os seus sonhos. Mesmo que os pais não possam realizar os sonhos pelos filhos, é importante incentivar um espírito empreendedor, incentivando no dia a dia habilidades que incentivem seus filhos a realizarem os próprios sonhos.

Incentive Seus Filhos a Realizar Seus Sonhos!

Sem a motivação necessária, as crianças desistem antes mesmo de tentar e seus sonhos nem mesmo saem da imaginação.

Os sonhos são motivadores para os nossos projetos pessoais e assim também acontece com crianças e adolescentes. Os pais devem estimular o pensamento amplo e a coragem para realizar seus sonhos.

Por exemplo: As crianças e adolescentes precisam perceber e entender que se estudarem serão mais felizes e poderão escolher uma carreira que gostam e que transformará o mundo de alguma forma.

Não Transfira Seus Sonhos Para os Seus Filhos!

Muitos pais desejam que seus filhos realizem planejamentos e metas porque não tiveram essa oportunidade quando eram mais jovens.  Todos temos que lidar com frustrações na vida. Mas insistir que seus filhos sigam o seu sonho só te trará mais frustração, concordam?

Para conseguir com que seus filhos realizem seus próprios sonhos, os pais devem permitir que eles trilhem o seu próprio caminho. Com uma cobrança excessiva a criança ou adolescente pode se sentir desmotivada e desacreditar em seu potencial, se sentindo insegura para realizar seus sonhos. Além disso, essa é uma oportunidade para você conhecer as habilidades e sonhos do seu filho.

Incentive o Espírito Empreendedor e Criativo!

Imagine que seu filho chega até você com uma ideia nova. Se os pais ridicularizam essa ideia dizendo “que maluquice é essa?” estão automaticamente limitando o espírito empreendedor e criativo da criança ou adolescente, por mais que a ideia não seja boa. Ao contrário, esse interesse deve ser transformado em aprendizado. Um espírito empreendedor e criativo é essencial para a realização de qualquer sonho. Então, é importante incentivar a perseverança e comemorar quando eles finalmente chegarem lá!

Em vez de dar respostas prontas, procure incentivar que seu filho procure táticas para realizar os próprios sonhos.

Esperamos que esse artigo tenha enriquecido o seu dia e que os aprendizados sirvam de gatilhos motivadores para que você invista no futuro do seu filho e o auxilie com os desafios que certamente ele irá enfrentar. Conheça nossos cursos e marque uma aula grátis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *