fbpx
0
Habilidades do século 21

Como Ensinar Trabalho Em Equipe Para Novas Gerações

Você já imaginou o grande desafio que um gestor tem em tornar o ambiente de trabalho inclusivo apesar das diferenças de gerações ali existentes? Gerações Baby Boomer, X, Y e Z. Todas dividindo o mesmo espaço no trabalho, com características diferentes, personalidades diferentes, visão e experiências completamente distintas. Vamos visualizar esse cenário em casa, ainda mais agora em meio a uma pandemia onde o convívio familiar está intensificado. Como estão essas relações? O neto que sabe tudo sobre tecnologia, com facilidade manuseia o computador, tablet e notebook. Mas, tem dificuldades em usar o fogão, ou não sabe como acender o forno, coisas essas que fazem parte da rotina dos seus avós e pais. Pense agora no conflito de conhecimento, o choque entre as gerações. Talvez você se pergunte, o que isso tem a ver com o trabalho em equipe? Não faz o menor sentido! Mas, posso te garantir que faz!

Quando falamos sobre trabalho em equipe para crianças, estamos abordando os cenários de referência que ela tem dentro e fora de casa. Você deve ter em mente que a criança funciona como uma esponja, ela absorve o que vê e o que é ensinada diariamente. E não necessariamente por aquilo que você fala e sim pelo que você faz! Ensinar trabalho em equipe para criança exige que os pais assumam o papel de treinadores, com o objetivo em incentiva – lós a ir além. O motivador principal é preparar o seu filho para o futuro. Quando a criança desenvolve essas habilidades na primeira infância, quando for adulto não terá tantas dificuldades e saberá lidar com as diferenças com maior naturalidade.

Por que incentivar o Trabalho Em Equipe

O grande desafio é tornar o ambiente agradável em meio a pessoas tão diferentes. Para grandes gestores, a soma das grandes contribuições individuais faz o resultado final. Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe na criança, é prepara – lá para ser uma pessoa melhor e sendo uma pessoa melhor, certamente será um excelente profissional. É preciso manter o foco na realidade e saber que quando for inserido no mercado de trabalho, não existirá a opção de escolha. Explorando essa realidade na vida da criança, quando o professor propõe trabalhos escolares em grupos é justamente para promover o espírito de colaboração, participação e inclusão. Seu filho já reclamou por ter que fazer trabalho com determinados coleguinhas de classe? Como você se posicionou mediante a está situação? Entende por que os pais são peça chave no incentivo e desenvolvimento dessa habilidade.

Quando você incentiva e desenvolve o trabalho em equipe na criança, os resultados são inúmeros, como: O ambiente familiar e escolar torna – se saudável, nutre – se valores de confiança, respeito e sinceridade construtiva. Como já mencionamos, o trabalho em equipe é uma das características mais observadas em processos seletivos. Nosso objetivo com esse artigo é motiva – lo a incentivar essa habilidade no seu pequeno. Conversas diárias sobre a colaboração do dia a dia pode ser uma excelente ferramenta. Por exemplo, as atividades em casa, apesar de não ter sujado todas as louças, ele pode contribuir com as tarefas de casa lavando, pois está colaborando para um convívio em grupo. São situações simples, que certamente vão ensinar e agregar muito na vida da criança.

Desenvolva Habilidades

Espero que esse artigo te ajude a desenvolver as habilidades do seu filho e que o conteúdo tenha sido uma leitura produtiva. A MBA Kids trabalha as habilidades emocionais de maneira lúdica, criativa e pode ser sua grande parceira nesse processo de desenvolvimento infantil. Portanto, quero te convidar a conhecer nossos cursos. Invista no futuro do seu filho e o auxilie com os desafios que certamente ele irá enfrentar.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *