fbpx
0
Financial Analysis

VOCÊ E SEU FILHO CONHECEM A HISTÓRIA DO DINHEIRO

Você e seu filho conhecem a história do dinheiro ? Acredito que em algum momento na escola você estudou sobre o surgimento do dinheiro no Brasil. Mas, certamente não deve lembrar em detalhe do processo e evolução da nossa moeda. Portanto, elaboramos um artigo para falar sobre a História do dinheiro.  O dinheiro no nosso país tem uma história curiosa. Antes do surgimento das moedas e cédulas do real que estamos habituados, a população usava formas de pagamentos interessantes como; Gado, sabão, grãos de cacau, chás, Tabaco, entre outras coisas. Portanto, vamos nos aprofundar nesse assunto e contar essa história desde o início. Até chegar a forma que conhecemos hoje, o dinheiro passou por muitas modificações. Portanto, no início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadoria, o que justifica o uso do gado e grãos como forma de pagamento.

A EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA DO DINHEIRO NO BRASIL

No século VII a.C  surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. Para atender a alta demanda de fabricação de moedas do Brasil Colônia, Dom Pedro II criou em 1964 a Casa da Moeda.  Desde então, nossa dinheiro mudou nove vezes e vem evoluindo. A primeira cédula de dinheiro do Brasil foi criada no período Imperial (1833 – 1888). O design das cédulas se baseiam no sistema monetário português. Vários foram os nomes dados à moeda brasileira: Reis, Cruzeiro, Cruzeiro novo, Cruzado, Cruzado novo, Cruzeiro real e somente em 1994, nossa moeda se estabilizou, com o surgimento do real. Portanto, o real também passou por diversas modificações, a de maior impacto foi a mudança de tamanho das cédulas e os dispositivos de segurança usados na fabricação. Portanto, saber se você e seu filho conhecem a história do dinheiro é muito importante.

CURIOSIDADES DA HISTÓRIA DO DINHEIRO

Diversas pessoas já foram homenageadas no design das cédulas do dinheiro como; Pedro Álvares Cabral, Marechal Deodoro da Fonseca, Tiradentes, Santos Drummond e o ex presidente  Juscelino Kubitschek. Atualmente, o design das notas de dinheiro não homenageia pessoas, em um dos lados das notas, conta com a figura simbólica da República; do outro lado, animais da fauna brasileira. Até o ano de 2005 o banco do Brasil produziu cédulas de R$1,00. Mas, apesar da descontinuidade da produção da nota, ela ainda circula e pode ser aceita no comércio. Mas, apesar da raridade da circulação da nota e a paralização de sua produção completar 14 anos. De acordo com dados do Banco Central (BC), existem mais de 150 milhões dessas notas de R$1,00 em circulação no Brasil. Inacreditável! Se você gostou desse artigo visite nosso blog e conheça nossos cursos sobre educação financeira infantil. MBAkids.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *