fbpx

Você sabe o que é Desenvolvimento Infantil e Suas 4 Fases

0
Habilidades do século 21

Você sabe o que é Desenvolvimento Infantil?

Todos nós passamos por diversos processos de desenvolvimento no decorrer da nossa vida. As crianças não ficam aquém disso, como pais, é importante identificar em que fase a criança está, para não exigir algo que ela não saiba ou querer inserir demandas em suas rotinas precocemente. Portanto, elaboramos esse artigo para que você aprenda O que é desenvolvimento infantil e suas 4 fases. Sabemos que dependendo da idade da criança, ela não será capaz de compreender conceitos abstratos como nós adultos, pois essa capacidade não foi desenvolvida. O desenvolvimento infantil nada mais é do que o processo que a criança passa para melhorar suas funções e habilidades, até chegar na idade adulta. Além da melhora das funções internas que amadurecem, a inserção social também tem um papel importante na construção das habilidades. Precisamos desmistificar o conceito de que desenvolvimento infantil está atrelado ao crescimento.

Quando falamos de crescimento, trata – se de fisiologia, corpo físico, tamanho e altura da criança. Enquanto o desenvolvimento infantil trata do aprendizado, o desenvolvimento da fala, andar e desafios diários que a criança enfrenta. Desde um exercício novo na escola a carregar um objeto pela primeira.

4 Fases do Desenvolvimento Infantil

O Desenvolvimento Infantil é caracterizado por memória, marcos pelo qual todas as crianças passam desde o nascimento. Nesse processo de desenvolvimento alguns comportamentos são esperados. Qual pai não ficou à frente do seu filho repetindo “Papai” calorosamente, na expectativa que a primeira palavra dita pelo filho fosse essa. Os primeiros passos da criança também está entre a fase mais esperada pelos pais. Como já falamos, o Desenvolvimento Infantil não se resume a habilidades físicas, mas também ao intelecto. Logo, fica claro a importância dos pais reconhecerem em qual fase o filho se encontra para auxilia –lo. Vamos apresentar agora os quatros tipos de Desenvolvimento Infantil: Desenvolvimento Físico: Como falamos, trata – se sobre o desenvolvimento das habilidades motoras da criança. Por exemplo: Capacidade de manter – se em pé, andar, correr, pular, desenhar e escrever, auxiliando no desenvolvimento mental da criança também.

Desenvolvimento Infantil e Suas fases

Desenvolvimento Cognitivo: Cognição significa processar informações com finalidade de perceber, integrar, compreender e responder a estímulos. É sabido que os bebês não nascem com essa habilidade e que o desenvolvimento dessa habilidade é por meio de estímulos diários. Apesar de serem pequenos, os bebês são capazes de pensar, mas o cérebro não é capaz de armazenar memórias. É por esse motivo que é tão difícil lembrar de algo antes dos 3 anos de idade. Desenvolver a habilidade cognitiva da criança leva tempo e é importante que ela aprenda a identificar o mundo onde vive, mediante a aprendizagem continua a criança absorve à realidade ao seu redor e dessa maneira aprende a se virar sozinha e resolver seus problemas no decorrer da sua vida.

Processos do Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento Social: O convívio social auxilia no desenvolvimento de várias habilidades como fala e linguagem. Talvez você já tenha escutado alguém mencionar que após o filho frequentar a escolinha aprendeu rapidamente a falar. Ao ter contato com outras crianças e adultos, seu pequeno torna – se capaz de trocar informações, aprendendo e recebendo estímulos. Desenvolvimento Afetivo: A criança desde bebê desenvolve a habilidade afetiva. Em alguns estudos no campo da psicologia ressalta que o amor e carinho são extremante importantes na primeira infância. A partir das demonstrações de amor recebida pela criança, ela cresce saudável e emocionalmente segura. Importante desenvolver o laço afetivo com os pais e familiares, dessa maneira evita – se que a criança cresça com dificuldade de demonstrações afetivas.

Espero que esse artigo te ajude a identificar em qual fase do desenvolvimento seu filho está e que dessa maneira você consiga tornar esse processo mais fácil. Aproveito para te convidar a conhecer nossos cursos, invista no futuro do seu filho e o auxilie com os desafios que certamente ele irá enfrentar. Agende uma aula grátis, será um prazer te receber na MBA Kids Brasil

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *